top of page
  • Foto do escritorJoana Megre

Rota Fascinante: Istambul, Turquia |Rota 4|

Atualizado: 20 de nov. de 2021

|Rota 4: Cisterna|


No último dia, apenas visitámos a Cisterna da Basílica e fomos comprar umas últimas recordações e despedirmo-nos desta acolhedora cidade.


Construída em poucos meses, no ano 532, tendo 336 colunas romanas coríntias. Ocupa uma área de 10 000 m²,tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. A água que abastecia a cisterna era proveniente da floresta de Belgrado, que dista cerca de 19km de Istambul.


Entrada da Cisterna


Cisterna com as colunas imersas em água

O que mais chama a atenção dos turistas que visitam a cisterna são as duas enormes cabeças de medusa. Uma das cabeças está de cabeça para baixo e a outra de lado.


Conta a lenda que Medusa era uma moça muito bonita, de lindos cabelos e olhos negros, e que se apaixonou perdidamente por Perseus, filho de Zeus. Como a deusa Athenas também estava apaixonada por Perseus, ficou enciumada e lançou um feitiço contra Medusa, transformando os cabelos em serpentes, e todas pessoas que olhassem para Medusa seriam transformada em pedra. Quando Perseus descobriu que Medusa transformava pessoas em pedras, cortou sua cabeça. Perseus teria ganho muitas batalhas contra os seus inimigos mostrando a cabeça cortada da Medusa.



Cabeça da Medusa de voltada para baixo

Cabeça da Medusa lateral

Istambul tem uma luz mágica que adoro (para mim, muito semelhante à de Lisboa)!

Regressar a Istambul será sempre um prazer.




11 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page