top of page
  • Foto do escritorJoana Megre

Rota Fascinante: Istambul, Turquia |Rota 2|

Atualizado: 20 de nov. de 2021

|Rota Fascinante 2: Palácio Topkapi, Grande Bazar, Banho Turco, Mesquita Suleymaniye |


Para visitar o Palácio Topkapi, precisámos de uma manhã inteira.


Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.


É um complexo enorme de edifícios , composto por grandes pátios, harém do sultão, palácio e jardins.


Actualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro, prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.


Entrada do Palácio



Harem, área exterior
Harem, área interior
Harem, área Interior
Harem, área Interior
Harem, área Interior
Harem, área Interior
Biblioteca
Jardins do Palácio

Jardins do Palácio
Vista do Palácio para o Bósforo

Almoçámos ainda em Sultanahmet numa bela esplanada e seguimos para o Grande Bazaar.


O Grande Bazaar é um mercado enorme, coberto, com várias entradas e cheio de lojas e lojinhas com corredores labirínticos que vendem recordações de viagem, echarpes , candeeiros coloridos, jóias. Atenção: faz parte da cultura turca regatear!


Uma das entrada do Grande Bazaar


Saídos do Grande Bazaar fomos experienciar algo muito típico e muito diferente! Um espetacular típico Banho Turco. Estava bastante curiosa para saber como iria ser esta aventura.



O banho turco, banho a vapor ou sauna a vapor, também conhecido pelo nome original turco Hamam, é um tipo de banho que consiste em permanecer num ambiente quente e cheio de vapor. Após algum tempo nesse ambiente, a pessoa mergulha ou molha-se com água fria ou quente e, neste caso, recebe uma exfoliação/ limpeza e massagem corporal que limpa até a alma!

Nós fomos no Hamam Suleymaniye, que é considerado muito turístico, pois deixa homens e mulheres participarem no mesmo ambiente, ou seja é ideal para famílias, casais, grupos de amigos etc.


O ritual consiste em várias etapas. Tudo começa com o que vestir. Eu bem que tinha posto na mala o meu biquíni, mas, enfim... não o tinha... Mas eles dão uma roupinha muito típica e característica: uma toalha para os homens e uns calções e soutien, para as mulheres, e mais uma toalha igual à dos homens.


Depois deram-nos uns tamancos de madeira para não escorregar no chão de mármore molhado (e para não queimar os pés...), mas confesso que não é nada fácil andar neles... e ia caindo várias vezes!!


O Hamam é uma sala enorme toda em mármore com uma cúpula e no meio existe uma mesa, também em mármore e é ali que todas as pessoas se sentam. Nos cantos da sala há 4 "quartinhos" com duas camas, também em mármore .




Foto do site do Hamam

Nos cantos da sala há torneiras e bacias de prata onde nos podemos refrescar com água fria , confesso, que bem que sabe!


Ficámos a relaxar no mármore quente e de vez em quando vamos nos levantando (tentando andar nos tamancos e não cair... ) e vamos até as torneiras refrescar.

Foto do site do Hamam

Entretanto, uns senhores (homens, sempre homens) também só de toalhinha chamam o nosso nome. Fomos os dois, para a dividão com as camas de mármores, sentámos nos no chão ao lado da torneira com água e eles dão inicio ao processo de esfoliação e massagem. Molham-nos completamente, esfregam-nos as costas, a barriga as pernas com uma luva própria, e deitam água da bacia pela cabeça a baixo e vão dando umas palmadas que fazem um barulhão de impor respeito! A seguir deitamo-nos nas camas de mármore (nada confortáveis, pois é uma pedra). Enchem um saco (parece um saco de batatas) que tem um sabonete e enchem-no com ar e colocam-no e espremem toda a espuma em cima de nós e faz muita, muita espuma.

Foto do site do Hamam

É nessa espuma que nos fazem a massagem. Puxam, repuxam, viram e reviram e vamos escorregando na cama de mármore.


Quando se começa a relaxar, toma lá mais uma bacia com água fria e mais água para retirar toda a espuma. Voltamos a sentar no chão, continuam a água e ai lavam-nos o cabelo.


E pronto, esfoliados, limpos e relaxados vamos para uma sala intermédia onde trocamos de roupa (toalhas) especificamente trocamos as tolhas molhada por umas secas e quentinhas. O senhor que nos massajou e limpou coloca outra toalha nos ombro e na cabeça e vamos para outra salinha, repousar e relaxar bebendo um chá!




Foi um experiência e tanto, mas não ficou nada à quem do que eu imaginei.

Pagámos 35 €/pessoa e só aceitam dinheiro. Também é importante reservar com antecedencia.


Saímos desta aventura e já era praticamente de noite... mas estávamos mesmo ao lado da Mesquita Suleymaniye e fomos até lá.


A sua localização elevada faz dela uma das vistas mais conhecidas de Istambul. A seguir à Basílica de Santa Sofia, é a maior e a mais importante mesquita de Istambul. Faz parte das Zonas Históricas de Istambul e é classificada pela UNESCO como Património Mundial desde 1985.



Mesquita Suleymaniye

Minarete da Mesquita Suleymaniye

Interior da Mesquita Suleymaniye

Interior da Mesquita Suleymaniye

Mesquita Suleymaniye by night

Jantámos na Ponte Gálata (que não recomendo) e ainda fomos passear pela Avenida İstiklal, para ver como era a noite e, novamente, concluímos que havia milhares de milhares de pessoas.



2 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page