top of page
  • Foto do escritorJoana Megre

Rota Fascinante: Chamonix, França

Atualizado: 4 de mai. de 2021

Chamonix-Monte-Branco é o nome completo dado à cidade conhecida geralmente só por Chamonix, na França, na região de Alpes, e que tem em frente nada menos que o Monte Branco, a maior montanha da Europa.




A cidade é um amor e nesta altura estava cheia de neve, o que lhe deu mais encanto! Casinhas baixinhas, pequenos chalets. Tudo muito simpático e acolhedor.


No centro da cidade encontra-se a estátua de Horace-Bénédict de Saussure. Na companhia do guia de montanha Jacques Balmat onde lhe aponta o pico do Monte Branco, onde o naturalista e geólogo suíço pretendia ir fazer experiências e pelas ascensões que efectuou é considerado, por muitos, como o fundador do alpinismo.



A autoestrada A40, liga Chamonix a Genebra que fica a 80 km e a 56 min do Aeroporto Internacional de Genebra, ponto de chegada e partida de inúmeros voos com pessoas para fazerem ski - como nós!




A Aiguille du Midi, é uma montanha situada no maciço do Monte Branco, com uma altitude de 3 842 m, a mais alta das Aiguilles de Chamonix. O teleférico de Aiguille du Midi (mesmo junto ao nosso apartamento) é o mais alto do mundo pois liga a cidade com o cume desta montanha.




Do lado de Chamonix, propriamente dito, há várias estações de esqui como a de Le Brévent, Flegere, Le Tour e mais a sul, no vale, e que parte de Argentière para se abordar as Aiguille das Grandes Montets.




A subir no teleférico de Brévent


A subir no teleférico de Brévent

No topo de Brevent

No topo de Brevent

Aproveitámos para comer fora alguns dias e nos deliciar com a comidinha tipica dos Alpes Franceses.



Petiscos e vinho na La Cave du Mont Blanc

Fondue de queijo
Crepes de chocolate

Passeámos alguns finais de tarde pela cidade que é bem simpática, pitoresca e agradável, mesmo com muito frio, alguma chuva ou neve!














Aproveitámos a oportunidade e ficámos a conhcer uma nova estância de ski. Chamonix é muito muito bonito, cheia de charme e muito rústica. O Monte Branco é lindíssimo e com pistas espetculares.


| Dicas desta viagem à neve para fazer ski |


Avião

Fomos de avião até Genebra (Easyjet). Pode arranjar viagens bem baratas com alguma antecedncia. Normalmente compramos as viagens durante o verão. De qualquer maneira ficou mais barato que ir, por exemplo, até Andorra de carro, que são 14h de viageme Tendo em conta que a viagem de avião Lisboa- Genebra são apenas 2 horas e meia.


Transfer de Genebra AirPort até Chamonix

Reservámos através do Alpybus. Marca-se online com 48h de antecedência. Foi o mais barato que encontrámos e correu tudo muito bem.


Alojamento

Encontrámos um apartamento super barato para a zona. Ficámos em Chamonix Sud que é muito central e a 3 min a pé do centro da cidade. Daqui pode-se ir a pé para todo o lado: restaurantes, supermercados, lojas, autocarros, pistas, etc.


Facilidades

As infraestruturas em Chamonix funcionam muito bem. Toda a gente anda de autocarro para ir para as pistas. Estes autocarros são todos gratuitos, mesmo para as pistas mais distantes. Há muitos autocarros de Chamonix Sud para todas as pistas e a toda a hora.


Forfait

Quanto ao forfait compramos o Le Pass (que é o passe verde) o vermelho não se justifica, pois nao dá para esquiar, nem na Suíça, nem em Itália.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post

©2021 por Rotas Fascinantes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page